top of page

Contemporary socio-legal studies: empirical and global perspectives



Recentemente, foi publicada a obra coletiva "Contemporary socio-legal studies: empirical and global perspectives" sob a direção de Gabriel Ferreira da Fonseca, Lucas Fucci Amato e Marco Antonio Loschiavo Leme de Barros pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.


No dia 23 de junho de 2023, das 19h às 22h, ocorrerá seu evento de lançamento na Faculdade de Direito da USP, Auditório do 1º Andar, Largo São Francisco, 95. Trata-se de evento 100% presencial, cujos inscritos presentes receberão certificado. Para isso, basta se inscrever por AQUI.


Quem não puder comparecer pode acompanhar a transmissão pelo YouTube (sem direito a certificado): https://www.youtube.com/watch?v=cWOLDH6IsxI




Este volume faz parte de uma série de seminários, entrevistas e publicações que os editores vêm organizando no esforço de aproximar uma teoria altamente abstrata e geral da sociedade – como a teoria dos sistemas sociais de Niklas Luhmann – a discussões mais detalhadas em campos e problemas jurídicos específicos e problemas, ligando a investigação empírica a doutrinas e teorias jurídicas.


Neste volume, foi mantido o foco nas abordagens teóricas sistêmicas, mas também há um convite a uma gama mais ampla de outras teorias e métodos sócio-jurídicos contemporâneos. O leitor é convidado a encontrar os contrastes e as complementaridades entre esses diversos pontos de vista.


O livro está organizado em quatro partes principais: uma apresentando algumas discussões teóricas e metodológicas sobre como conjugar a teoria sociológica e jurídica com a pesquisa empírica, sob abordagens sistêmicas; a segunda apresenta exemplos de pesquisas empíricas que adotam um pano de fundo sócio-jurídico para olhar para os sistemas jurídico, político e econômico; uma terceira enfoca os problemas de inclusão/exclusão na sociedade contemporânea; a quarta e última parte discute pesquisas sobre o processo jurídico e a organização jurídica.


Quem tiver interesse poderá ter acesso ao livro pelo Portal de Livros Abertos da USP neste LINK.

留言


bottom of page