top of page

93 anos de Cláudio Souto



A ABraSD parabeniza o professor Cláudio Souto pelos seus 93 anos e se sente orgulhosa de todo o trabalho feito por ele em prol da sociologia do direito no Brasil.


Natural de Garanhuns (PE), nascido em 29 de março de 1931, Doutor e Livre-Docente em Direito pela UFPE, Doutor em Sociologia pela Universidade de Bielefeld, Alemanha, e Titular Emérito de Sociologia do Direito da UFPE, ministrou o primeiro curso de sociologia do direito no Brasil, conferindo à disciplina um espaço na matriz curricular dos cursos de direito.


A sociologia do direito começou sem espaço para ser lecionada, porque não havia local disponível na Faculdade de Direito da UFPE. Então, seu nascedouro se deu no Parque Treze de Maio, que fica em frente à faculdade, para a Pós-Graduação em 1963. Em seguida, a Faculdade de Direito da Universidade Católica de Pernambuco adotou a disciplina em seu currículo de Bacharelado em 1964.


Por conta de seu papel fundamental, foi criado o Prêmio Bienal de TESES Cláudio Souto com o objetivo de estimular a pesquisa sociológica do direito no Brasil.


Quer conhecer mais? A ABraSD indica a entrevista com os professores Cláudio Souto e Solange Souto publicada na RBSD aqui.

Comments


bottom of page