top of page

Prêmio ABraSD Agerson Tabosa de Monografias

BIOGRAFIA

 

CLÁUDIO FERNANDO DA SILVA SOUTO, natural de Garanhuns, Pernambuco, nascido em 29 de março de 1931.

 

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Agerson Tabosa graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) entre 1955 e 1959. Concluiu também o bacharelado e a licenciatura em Letras Neolatinas na Faculdade Católica de Filosofia do Ceará, no período de 1958 a 1961. Na pós-graduação, obteve o título de mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), das Faculdades Cândido Mendes, entre 1972 e 1973, e concluiu o doutorado em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP), de 1978 a 1985.

 

ATIVIDADES DOCENTES

A carreira docente de Agerson Tabosa teve início na Universidade Federal do Ceará, onde foi Professor Titular, concursado e efetivo, do Departamento de Estudos Administrativos e Socioeconômicos da Faculdade de Economia, Administração e Contábeis, entre 1962 e 1991. Nessa unidade, lecionou Sociologia I (Sociologia Geral), Direito Público, Sociologia II (Sociologia Econômica) e Estudos de Problemas Brasileiros.

Foi também Professor Titular concursado do Departamento de Direito Privado da Faculdade de Direito da UFC, atuando no ensino de Direito Romano entre 1966 e 1993. No Curso de Mestrado em Direito da UFC, ministrou Sociologia Jurídica e Política de 1977 a 1993.

Na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), foi Professor Titular, lecionando inicialmente Instituições de Direito Público e Privado em 1974, e, mais tarde, Teoria Geral do Estado e Direito Romano, entre 1994 e 2003. No Mestrado em Direito da UNIFOR, contribuiu com o ensino de Sociologia Jurídica desde a criação do curso até 2003. Desde agosto de 2002, atua ainda como professor de Direito Romano e Sociologia Jurídica na Faculdade 7 de Setembro.

 

ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA

Agerson Tabosa desempenhou papel relevante na administração universitária da UFC. Foi Decano do Centro de Estudos Sociais Aplicados em 1971 e Coordenador Geral de Estudos de Problemas Brasileiros no período de 1975 a 1978. Assumiu a direção da Faculdade de Direito da UFC como diretor pro tempore entre novembro de 1983 e novembro de 1987, sendo posteriormente eleito para mandato de 1987 a 1991.

PESQUISAS

Participou de importantes projetos de pesquisa ao longo de sua carreira. Entre eles, destaca-se a elaboração, em 1966, do Plano de Desenvolvimento da Universidade Federal do Ceará, voltado ao financiamento pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Em 1967, colaborou na realização do Diagnóstico Socioeconômico da área de influência da Hidrelétrica de Boa Esperança (PI), estudo desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da UFC.

Em 1971, contribuiu para a reformulação do currículo do curso de Direito. Desenvolveu ainda, em parceria com Maria Vital da Rocha, a pesquisa “O Ensino do Direito Romano no Brasil”, cujo resultado foi publicado na revista italiana INDEX (n. 20, Napoli, Jovene, 1992, pp. 425–434) e na Revista da Faculdade de Direito da UFC (vol. XXXI/1, Fortaleza, 1990, pp. 111–127).

 

ATIVIDADES ESPORTIVAS

Além das atividades acadêmicas, Agerson Tabosa teve expressiva participação no esporte universitário e federativo. Atuou em tribunais esportivos de diversas federações do Ceará e exerceu por dois mandatos a presidência da Federação Cearense de Voleibol.

Participou de delegações cearenses em várias edições dos Jogos Universitários Brasileiros, ora como dirigente, ora como atleta. Também desempenhou papel de destaque na Confederação Brasileira de Esportes Universitários (CBDU) e na Fédération Internationale du Sport Universitaire (FISU), onde atuou por longo período como dirigente.

 

PARTICIPAÇÃO EM ENTIDADES E ASSOCIAÇÕES

Agerson Tabosa é membro da Asociación Iberoamericana de Derecho Romano, com sede em Oviedo, Espanha; do International Institute for the Sociology of Law (IISL), sediado em Oñati, País Basco; e da International Sociology Association (ISA).

Integra o Conselho de Representantes da APESC (Associação dos Professores de Ensino Superior do Ceará), é Diretor do Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito, sócio do Rotary Club de Fortaleza – Alagadiço e membro da URBS – União dos Romanistas Brasileiros.

Em 2025, por ocasião do XV Congresso Internacional da ABraSD e XV Pré-congresso Latino-Americano de Sociologia do Direito (Brasil) da ALADES, que ocorreu entre os dias 10 e 12 de setembro na Universidade de Fortaleza, foi-lhe outorgado o título de associado emérito (in memoriam) da ABraSD pela contribuição prestada ao campo da sociologia do direito. 

© 2023 ABraSD. Criado por Anverso Comunicação com tecnologia Wix.

bottom of page